quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cardápio Para Café da Manhã Saudável


Cardápio Para Café da Manhã Saudável
Considerada por muitos a refeição mais importante do dia, o café da manhã nem sempre é visto como deveria e ser tomado como deveria. Muitas vezes a alimentação feita de manhã retrata ao ser humano o que ele será durante o dia, caso não faça refeições na parte da manhã poderá ter sérios riscos de dores de estomago, mau humor, péssima sensação no corpo, entre outros problemas, porém com um café da manhã bem saboreado, o dia tem todas as tendências de ser bom, segurando o bom humor da pessoa na casa, no trabalho, na escola, mantendo uma boa aparência e dando o máximo de disposição ao alimentado. E com um cardápio  tão variado e tão barato é impossível não sentir fome na parte da manhã, mesmo sabendo que caso contrário os resultados não serão muito positivos. Mostrando a importância de algo que muitas pessoas não se preocupam muito, talvez por motivos diários como a correria do dia a dia, horário de trabalho, horário de escola, e mais centenas de tarefas e programas durante o dia, isso compromete os horários das refeições.
Nas teorias, um homem já adulto, com idade média entre 25 e 35 anos, deve ingerir até 2.000 calorias por dia, já a mulher, com as mesmas faixas de idades e por preservarem mais a aparência e o peso, deve ingerir cerca de 1.600 calorias diariamente. Para cada refeição há uma quantidade determinada, e só no café da manhã devem ser ingeridos 20% do valortotal de calorias estimadas ao homem e a mulher, demonstrando o quão essencial é esta refeição do dia. Embora cada pessoa tenha um costume, sejam eles os costumes de comer somente pão com manteiga e leita, ou comer somente frutas com um copo de suco, ou até mesmo, nos casos das crianças, comer bolachas de diversos sabores com danones, iogurtes, ou algo do tipo. Ambas as refeições são nutritivas, porém, por ser a primeira refeição do ia, o cuidado para o cardápio deve ser maior ainda, sugerindo bastantes frutas bem coloridas.
A sugestão para o balanceamento do café da manhã é bem simples: meio mamão, que possui somente 50 calorias, além de ser rico em vitaminas A e C, o mamão ainda contribui para o melhor funcionamento do intestino; uma fatia de pão integral, que possui somente 70 calorias e é recheada de carboidratos responsáveis pela energia do corpo que darão o estimulo para o decorrer de seu dia; uma fatia de queiro branco light, que possui somente 30 calorias, além de ser riquíssimo em cálcio e proteína contribuindo para as defesas vindas do organismo. Outra dica bastante popular é que sempre que tiver oportunidade, é indicado que substitua o pão francês, que possui 134 calorias, por duas fatias de pão integral, que passam a possuir 140 calorias. Algumas pessoas acham que não faz sentido trocar o pão francês que contem 134 calorias por dois pães integrais que contem 160, embora a quantia de diferença seja muito pequena, as pessoas ainda se perguntam o motivo desta troca e a resposta é muito simples, o pão integral é mais rico em fibras, que por sua vez contribuem para o melhor funcionamento do intestino.
Outro fator muito bem observado pelos nutricionistas é o fato de que as proteínas são essenciais para a primeira refeição do dia, é o momento onde o corpo ainda esta despertando de uma boa noite de sono e “pedindo” para ser bem alimentado. Os alimentos mais indicados para este momento são: uma fatia de peru bem fininha contendo apenas 15 calorias é uma ótima opção, em caso da ausência do peito de peru, é recomendado o presunto de porco contando um pouco mais de 40 calorias e sendo fatiado em mínima espessura, para que a mastigação seja macia e satisfatória. A nutricionista Sandra Aragão declara: “A gente tem que sempre variar. No café da manhã a gente não tem que fazer aquela alimentação bitolada. Tem que ser um mix, porém nutritivo“. Especialista de todos os lugares indicam proteínas de manhã, além de alimentos naturais, temos como opção, as barrinhas de cereal, que são nutritivas e com poucas calorias, um ótimo lanche para o intervalo das crianças ou do trabalho.
Um cardápio bastante nutritivo e balanceado foi preparado por especialistas da área nutricional, eles indicaram alimentos para cada dia da semana.
Na Segunda-Feira:
- 2 Fatias de Pão Integral com um pouco de requeijão light e mais 1 fatia fininha de peito de peru.
- ½ (meio) mamão papaia junto de uma colher de sopa de linhaça.
- 1 copo de leite semidesnatado com uma pitada de canela em pó.
Na Terça-Feira:
- 1 xícara de café com leite semidesnatado.
- 1 copo de suco de uva integral, este para ser tomado no fim da refeição completa.
- 1 tapioca média com queijo (se puder natural) coalho light.
Na Quarta-Feira:
- 2 fatias de pão integral recheado com patê light de atum.
- 1 xícara de achocolatado com leite integral.
- 1 taça de salada de frutas (as mais coloridas) com uma colher de sopa de aveia por cima.
Na Quinta-Feira:
- 3 biscoitos integrais com um “polenguinho”, que é muito saudável .
- 1 copo de leite semidesnatado batido com morando e linhaça.
Na Sexta-Feira:
- 1 sanduíche de pão de aveia recheado com blanquete de peru light e queijo frescal temperado com orégano e azeite.
- 1 copo de suco de laranja natural.
- 1 castanha do Pará média.
No Sábado:
- 1 de “shake” de pera, a pera deve ser batida com um copo de água de coco somado a duas colheres de Nutren Active e mais uma colher de sopa de linhaça.
No Domingo:
- 1 fatia de bolo integral de ameixa, que também pode ser substituído por duas fatias de pão integral com um pouco de geleia de frutas vermelhas.
- 1 xícara de cappuccino light.
- 1 kiwi bem maduro mais 1 fatia de queijo frescal.
De fato, as refeições matinais estão em total ênfase perante as atividades diárias, frutas, pães, geleias e sucos são os alguns dos alimentos destinados a refeições deste horário, seus aspectos naturais e de sabores leves são os principais contribuintes para que o café da manhã seja bem realizado. Tirando a parte da estética, o café da manhã é extremamente importante, pois, além de fazer bem pro bem estar, regulariza a saúde de um dia, através desta alimentação as outras três ou quatro seguintes irão se ajustar automaticamente. Portanto, para que sua saúde esteja sempre em boas condições, alimente-se bem e tenha tempo para fazer isto sem preocupações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário