quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como tratar a TPM?



A famosa “TPM” cujas letras abreviadas significam “tensão pré-menstrual” é um problema mensal de toda mulher, e principalmente para as pessoas que permanecem perto delas nessa época. Geralmente nesse período tão terrível das mulheres, elas sofrem de irritação, estresse, colicas, dores de cabeça, dores nos seios, aumento de apetite por doces, sensibilidade emocional e inchaço, os sintomas variam de cada pessoa, sendo que muitas delas nem se quer sentem cólicas, e outras sofrem terrivelmente com essa dor. Para as mulheres, não há problema pior do que esses sintomas que são obrigadas a sofrerem todos os meses. Porém, para a felicidade de mães, pais, namorados, maridos, irmãos e amigos, há meios de amenizar esses sintomas e, em algumas vezes, até mesmo eliminá-los.
Há meios terapêuticos como a medicina alternativa, a acupuntura é um meio que está sendo cada vez mais utilizado e reconhecido por todo o mundo, essa medicina chinesa é famosa por resolver muitos sintomas de dores ou problemas do corpo, a TPM  pode ser aliviada com o tratamento acupuntural. Os chás também são bastante utilizados para diminuir os sintomas, principalmente para cólicas, há vários tipos que são indicados para essa finalidade. As atividades físicas também ajudam nesse aspecto, seja um esporte ou uma simples caminhada diária, os resultados nesse período serão surpreendentes. Não marquecompromissos tão importantes para esse período, uma entrevista de emprego, uma apresentação de um trabalho ou uma viagem  estressante podem piorar ainda mais a sua tensão. Não fique dentro de casa trancada no quarto por causa desses sintomas, saia, divirta-se, encontre alguns amigos, e se distraia, isso ajudará na auto estima e esquecer um pouco desse período tão desagradável. Cuide de sua alimentação, o inchaço é muito comum na TPM, prefira alimentos que sejam diuréticos, assim evitando a retenção de líquido no corpo, alimentos que possuam a vitamina do complexo B são ótimos para causar sensações de bem estar.
Controle a sua vontade exagerada por doces, é comum que muitas mulheres demonstrem esse sintoma, como o inchaço estará presente, a ingestão de doces ou alimentos calóricos poderiam piorar ainda mais o inchaço do corpo, o que as deixaria mais nervosas, caso não sofra com a retenção de líquido causando o inchaço, aproveite para comer algo que goste sem exageros, pois assim sentirá a sensação de prazer e bem estar. Ouça músicas de seu gosto, que tranquilizem a mente, respire profundamente em momentos de estresse. Os banhos com água morna são ótimos para amenizar os sintomas como as dores ou estresse. Não beba líquidos alcóolicos ou que contenham níveis altos de cafeína. Diminuir a quantidade de sal nos alimentos também ajudará a evitar os inchaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário